logo

Siga-nos nas redes sociais!

Ou entre em contato conosco!
contato@parkapp.info
+55 (48) 9689-8836

Histórias de grandes redes de estacionamentos

ParkApp > Dicas  > Histórias de grandes redes de estacionamentos

Histórias de grandes redes de estacionamentos

A agitação das grandes cidades e o elevado volume de carros circulando nas ruas próximo aos conglomerados de comércios, indústrias, escritórios e centros de convenções em diversos pontos das metrópoles são verdadeiros impulsos para que o mercado de estacionamentos cresça cada vez mais.

Hoje em dia, a facilidade que as pessoas encontram para adquirir um automóvel fez surgir um problema: onde encontrar uma vaga em que o carro possa ser deixado em segurança? E a solução aparece na forma de um tipo de negócio, altamente rentável e importante para atender tais necessidades: os estacionamentos.

Até mesmo em regiões não tão movimentadas, os estacionamentos se destacam por representar uma maneira de parar o carro com tranquilidade e segurança.

No entanto, para ter sucesso neste ramo – que, diga-se de passagem, é bastante concorrido – vale muita dedicação e um tanto de visão empreendedora para conseguir desenvolver diferenciais que atraiam o público e ajudem o estacionamento a crescer.

A seguir, trazemos a você, que é dono de estacionamento e está interessado em fazer o negócio alavancar, um pouco da trajetória inspiradora de grandes redes de estacionamentos para exemplificar como é possível obter crescimento e consolidar sua marca no mercado:

1. Rede Park

Vamos começar pela Rede Park, uma empresa que está no ramo há quase 30 anos e já conta com aproximadamente 100 unidades em São Paulo e outros estados. A empresa atende aproximadamente 30.000 veículos por mês, só nos serviços de valets. Parece muito, não é?

A história da Rede Park não é tão conhecida como a de algumas outras redes de estacionamentos, mas sua trajetória se destaca porque a empresa ampliou sua atuação para além dos convencionais locais para estacionar, tornando-se provedora de serviços na área de locomoção, na maior parte personalizadas e sob demanda.

A Rede Park expandiu-se até formar uma equipe treinada e qualificada de aproximadamente 450 colaboradores, estando hoje entre as maiores redes de estacionamento do país e atendendo clientes com alto padrão de exigência.

Atualmente, a rede oferece serviço de valet (inclusive especificamente para eventos), translado para colaboradores e convidados de empresas (nos trajetos entre hotéis e centro de convenções, por exemplo) e administra espaços com a missão de rentabilizar ao máximo as operações, atendendo com qualidade e respeito.

2. Safe Park

Por acaso alguma vez você já desembarcou no aeroporto de Porto Alegre ou foi buscar alguém e se deparou com esta marca? É provável que tenha acontecido.

Aqui vai a história de sucesso da renomada rede gaúcha Safe Park. O nome já é algo de inspirar confiança: “safe” significa “seguro” em inglês e o que a empresa defende é justamente este conceito perante o usuário de seu espaço: uma excelente opção para estacionar com segurança.

A rede Safe Park tem sua origem em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde consolidou seu nome e referência. A cidade, com aproximadamente 1 milhão e meio de habitantes é, tal como São Paulo (ainda que em proporções diferentes), uma metrópole. A busca por vagas é constante.

Conforme o crescimento da cidade foi se dando ao longo dos anos, a rede Safe Park, que começou em um terreno no bairro Bom Fim em 1991, também aumentou de tamanho consideravelmente.

Em cerca de dois anos, já em 1993, a empresa iniciou a sua expansão para outras cidades do estado, havendo inauguração de estacionamentos em Canoas e Caxias do Sul. Em 1994 veio uma grande cartada: a Safe Park conquistou a administração do estacionamento da Festa da Uva de Caxias do Sul, um evento que acontece a cada dois anos na Serra Gaúcha, tornando-se ainda mais conhecida (parceria que mantém até hoje).

No mesmo ano, foi a vez de inaugurar estacionamentos em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Este crescimento contínuo e a participação no evento (que também ajudou muito a expandir a marca para um número cada vez maior e diversificado de clientes) vieram a render, mais tarde, em 2003, o primeiro reconhecimento – a empresa recebeu o prêmio Top of Mind da Revista Amanhã. Isso significa que ela era a marca mais lembrada pelos gaúchos quando o assunto era estacionamento.

Em 2004 a empresa expandiu-se para Santa Catarina, instalando um espaço no hotel Ibis da capital e em 2007 inovou ao entrar para os aeroportos.

O serviço de estacionamentos de primeira classe localizado em frente ao Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre) oferece um transfer gratuito 24 horas para o aeroporto e sala VIP. A proposta inovadora fecha com chave de ouro o ciclo de sucesso desta rede, que também participa de ações sociais e continua no Top of Mind da região.

3. Estapar

Chegamos nela. Outra marca da qual você já deve ter ouvido falar ou visto por aí, não é? A Estapar detém parte do mercado paulista, mas conta com quase 1.000 estacionamentos no país e mais de 360 mil vagas à disposição de seus clientes.

Além disso, tornou-se mais conhecida por ser concessionária de serviços de Área Azul Eletrônica (Zona Azul). E como tudo começou? O que a fez crescer tanto?

A história se inicia em Curitiba, PR, em 1981, ano de sua fundação, expandindo-se para o Rio de Janeiro e São Paulo ainda na mesma década. O que diferencia esta rede são as inovações em tecnologias pioneiras no setor, como a utilização de equipamentos automatizados para operar os estacionamentos, levando praticidade aos clientes.

Assim, a empresa cresceu e hoje, além de atender diversos clientes em muitas regiões do país, tem contrato de exclusividade firmado com a Porto Seguro, uma das maiores seguradoras de autos de nosso território. Esta parceria oferece descontos atrativos para seus clientes (quem é cliente Porto paga 30% a menos estacionando na rede Estapar).

O sistema online de reserva é outro diferencial que permite atrair mais clientes no sistema off-street (vagas em estacionamentos privados). Foi também uma das primeiras empresas do mundo a implantar tecnologia de pagamento mobile nas operações on-street (no caso da área eletrônica).

A Estapar hoje é líder no Brasil. Em seu histórico carrega a participação em consórcios que viabilizaram as principais garagens subterrâneas em concessão pública e desde 2009 pertence ao Grupo BTG Pactual (um banco de investimentos), seu atual sócio controlador.

Com tecnologia de ponta, não é à toa que em 30 anos a empresa tornou-se a maior do segmento na América Latina e alcançou a marca de atuação em 17 estados brasileiros, além do DF, estando presente em arenas esportivas, aeroportos, hospitais, universidades, empreendimentos comerciais de alto padrão e shoppings. A empresa é exemplo de sucesso e ícone no mercado nacional de estacionamentos.

E então, que lições e ideias você consegue extrair destas histórias para transformar seu estacionamento em um sucesso de negócios também? Quais objetivos, valores e iniciativas considera essenciais para o crescimento de seu espaço e que dificuldades encontra neste caminho?

Já conta com tecnologia agregada para aumentar ainda mais seus diferenciais? Clique aqui e conheça o Parkapp.

Compartilhe sua opinião e dúvidas conosco nos comentários!

Por: ParkApp Team

GoDrones pilot – Beto H.

user-gravatar
ParkApp
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website