logo

Siga-nos nas redes sociais!

Ou entre em contato conosco!
contato@parkapp.info
+55 (48) 9689-8836

Como aumentar o número de vagas do seu pátio

ParkApp > Dicas  > Como aumentar o número de vagas do seu pátio

Como aumentar o número de vagas do seu pátio

Você possui o seu estacionamento, com seu número X de vagas, e segue operando por muito tempo sem nem ter ideia de que possui um problema muito comum: o mau aproveitamento do espaço.

Já existem alguns escritórios de arquitetura e engenharia especializados no planejamento e reestruturação de garagens. E você nem imagina o quanto isso pode trazer de retorno. O bom aproveitamento do seu pátio, pode aumentar consideravelmente o seu rendimento no final do mês.

Mas preste atenção, se você acha que é só diminuir o tamanho das vagas e espaços de manobras para que seja possível o aumento das vagas, você está enganado. Vagas estreitas demais também criam problemas. Já imaginou se todo dia você tiver um cliente reclamando de um arranhado na porta? Não seria nada bom!

Comece observando o público que utiliza as vagas. Há diferenças entre a garagem de um condomínio residencial e a de um edifício comercial, por exemplo. “Cada empreendimento tem garagens com características diferentes. Em um aeroporto, a largura da vaga é maior quando comparada à de um edifício comercial, isso porque no aeroporto é preciso prever o descarregamento de bagagens dos carros”, explica Fadva Ghobar, especialista em re-engenharia de garagens.

Num edifício comercial, há três públicos que frequentam: os condôminos; os fixos; e os visitantes (flutuante). É comum se limitar uma área ou pavimento específico para visitantes. O ideal é que o centro comercial ofereça um serviço de valet, assim é possível explorar vagas duplas ou triplas, aproveitando melhor o espaço disponível.

A estrutura da garagem está diretamente ligada à construção sobre ela. Os pilares são os maiores determinantes para uma disposição de vagas melhores ou não.  “Uma torre com desenho irregular tende a transferir para o subsolo essas características e, com isso, a garagem tem que se adequar a esta forma”, afirma Fadva.

Num estacionamento aberto, a princípio não existem pilares, mas os elementos anexos ao pátio, bem como o seu contorno, é que determinam esse bom aproveitamento ou não do espaço. E é ai que entra a figura do arquiteto, conhecendo a planta baixa do pátio, e sabendo das reais necessidades do estacionamento, ele poderá prever a melhor disposição possível. Equipamentos como portões e cancelas, espaço para lavação, manobras e afins, devem ser previstos no projeto e calculados da melhor maneira.

A dica é contratar um profissional capacitado, pois com certeza ele poderá te trazer uma solução melhor para seu pátio, e consequentemente maior produtividade e rentabilidade para o seu estacionamento.

Por: ParkApp Team

GoDrones pilot – Beto H.

user-gravatar
ParkApp
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website